segunda-feira, 11 de julho de 2011

História do Esmalte

Boa noite meninas!!
Hoje estava pensando e resolvi fazer um post toda segunda-feira sobre as novidades de esmates. E para aquelas que ainda nao sabem, ou esqueceram, toda quinta-feira escrevo sobre o esmalte que estou na semana, ou que ja passei. Dando dicas sobre os mesmos. 
Bom, para começar a coluna da segunda-feira, achei bem interessante falar sobre a história do esmalte, como ele surgiu, essas coisas. Fiz uma pequena, micro pesquisa aqui para voces!!
Achei super interessante, ao saber que a vaidade das mulheres em pintar as unhas vem desde o Antigo Egito. As realezas egípicias usavam o produto que fascina tanto a cabeça da mulherada hoje! Claro que naquela epoca nao era esmaltes como os de hoje que elas passavam. As mulheres egípicias passavam tinta de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes eram relegadas ao uso da familia real. Cleopatra tinha preferencia pelo vermelho-escuro, e Nefertiti gostava do tom rubi. 
Algumas marcas até colocaram o nome de Cleopatra em algumas cores de esmalte, como:  
Lorrac  
Impala
La Pogée 

No seculo 3a.C., na China, a cor da tintura nas unhas mostrava lugares na hierarquia social. Os tons vermelho e metalico significa a ocupaçao de um lugar privegiado nesta hierarquia.

1900 - um modelo de esmalte bem parecido com o dos dias de hoje já estava sendo usado. Mas nao durava nem um dia nas unhas. Este era passado com um pincel de pelos de camelo. 


Acho que tem alguns fabricantes que utilizam desse mesmo material do esmalte de 1900, tem esmalte que no dia seguinte ja sai das unhas...

1910 - foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em NY, a Flowerey Manicure Products
1914 - Ana Kindred registra em Dakota do Norte, EUA, a patente para a proteçao das unhas.
1920 - uma industria automotiva, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluçoes que se assemelham com o esmalte de hoje.
1925 - foi lançado um esmalte, transparente, de tom rosado. 

Creio eu que devia ser um quase Renda ou Ninfa, da Risqué, já que naquela época mulheres de reputaçao eram proibidas de usar esmaltes muito chamativos, de cores fortes. Muitas devem estar agradecendo por nao viver nessa epoca, ja que adoram esmaltes coloridos, beeeem chamativos. Eu sou uma que estou satisfeita de nao ter vivido em 1925 rs.

1927 - as unhas começam a ganhar cores e brilhos. A industria Max Factor um pote metálico com um pó de coloração bege que deveria ser espalhado sobre as unhas com uma espécie de pincel.
1929 - é lançado um esmalte com perfume, mas este nao teve muita aceitaçao pelo publico.

Devia ser bem forte para que as mulheres nao tenham gostado neh, pois a Fina Flor tem uma coleção de esmalte com cheiro e sao uma delicia, pelo menos eu acho!!



1930 - Rita Hayworth, Gloria Swanson e Jean Harlow promovem o uso de esmaltes internacionalmente
1932 - Charles e Joseph Revlon dois irmãos americanos, mais um químico criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce a marca Revlon, e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.


A moda tentou vir de novo, algumas mulheres estavam passando batons coloridos, como azul,roxo etc... mas acho a moda que nao pegou muito nao.

1934- Anna Hamburg, da Califórnia, patenteia uma unha colorida artificial que pode ser facilmente aplicada e removida sem danificar a unha natural. Maxwell Lappe, um dentista de Chigado, cria a Nu Nails, uma unha postiça para unhas roídas.
O Esmalte Líquido para Unhas da Max Factor é introduzido no mercado, apresentando uma textura similar aos esmaltes atuais.


1970 - começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se mais longas através de várias técnicas e se tornam tendência.
1990 - pedras preciosas e vários acessórios para unhas entram em uso.
Anos 2000, a ordem continua sendo ousar: as combinações de texturas e cores ganham ares futuristas. Assim como desenhos de flores pequenas esculpidas com o palito de dente e verdadeiras obras de arte podem ser esculpidas nas unhas e não é mais preciso combinar as cores do esmalte com a roupa. Além de possibilitar a criação de mais uma profissão: designer de unha.


Como disse Mara Pusch, em sua materia "as unhas são um cartão de apresentação das mulheres modernas e mais uma marca registrada da personalidade feminina deste século." 
Concordo em genero, numero e grau.




Espero que tenham gostado do post, e tenham curtido a historia desse produto que esta mexendo tanto com nossa cabeça: o esmalte!!


Beijos, otima noite e até quinta-feira


Fontes de pesquisa:
http://www.modacerta.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=117
http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-esmalte.htm

2 comentários:

  1. Uauu, a sua Nail art de moranguniho é simplismente perfeiiita Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei, parabéns pelo blog é d+, beeijos;*
    marcela-diriodamafalda.blogspot.com

    ResponderExcluir